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Como criar estratégias de Publicidade no Mercado Livre

Fala vendedor? Tudo bem? Estamos lançando nossa linha editorial em parceria com a Ad Man: Adtech para Marketplaces nossa parceira Oficial. Nas próximas semanas, vocês vão conhecer um pouco mais da nossa filosofia em Publicidade e Marketing que vão revolucionar o jeito de fazer Publicidade no Mercado Livre. Então, hoje vamos falar um pouco sobre TACOS e ACOS e você vai gostar bastante, está pronto?

Qual é a relação entre TACOS, suas variações e estratégias de lance no Mercado Livre? Certamente, se você está lendo este artigo é porque já conhece ou gostaria de saber mais sobre como trabalhar com campanhas de publicidade no Mercado Ads. Criar uma campanha de publicidade com Product Ads no Mercado Livre é muito simples. Em apenas 5 cliques, você pode ativar a publicidade em suas publicações. Isso difere bastante da criação de campanhas da Amazon, Claro.

Agora, prepare-se para descobrir se a otimização é realmente tão simples quanto parece. Você já se perguntou como otimizar uma campanha no Mercado Livre? Quais são os critérios e métricas essenciais para obter melhores resultados? E qual estratégia de lance você deve utilizar: visibilidade, crescimento ou rentabilidade? Se você está ansioso para encontrar respostas para essas perguntas frequentes, então este novo artigo é exatamente o que você precisa ler.

Otimização da campanha: métricas e estratégias

Antes de abordarmos todas as perguntas comuns, é fundamental obter clareza sobre os conceitos de cada métrica e variável de otimização, bem como sua utilidade. Em nosso glossário de métricas, você encontrará definições abrangentes para cada uma delas (confira aqui).

Métricas importantes: ACOS e TACOS

Para otimizar suas campanhas de publicidade no Mercado Livre, é fundamental compreender as métricas essenciais, como o ACOS e o TACOS.

ACOS: uma métrica de eficiência

Essa métrica representa a eficiência. Ao medirmos em nível de campanha, obtemos insights sobre a otimização da mesma. Trata-se da relação entre o investimento e a receita gerada (considerando apenas a receita publicitária). Ao medirmos em nível de anúncio, podemos avaliar a eficiência do anúncio em gerar vendas do produto por meio da publicidade.

Exemplo: E um período de 30 dias você investiu R$ 48.802 em Publicidade no Mercado Livre e sua Receita em Publicidade foi de R$ 679.122 o seu ACOS foi de 7.08%

TACOS: o peso percentual da publicidade nas suas vendas

Essa métrica determina a participação percentual da publicidade em nosso negócio, indicando o impacto dela em nossa estrutura de custos. Em uma campanha, uma variação para valores menores significa que as vendas do negócio estão acelerando. Valores maiores indicam que a publicidade está exercendo maior peso sobre o volume geral de vendas. Já em nível de produto, o TACOS revela a porcentagem do peso da publicidade nos ganhos e margens de lucro.

Exemplo: Em um período de 30 dias, você investiu R$ 48.802 em Publicidade no Mercado Livre e sua Receita Total foi de R$ 1.277.107 o seu TACOS foi de 3.81%

Usamos a métrica TACOS porque ela é fundamental e mais precisa do que o ACOS. Isso ocorre porque as campanhas pagas no Mercado Livre também impulsionam as vendas orgânicas. Portanto, a métrica ACOS não é a principal se levarmos isso em consideração.

Considerações ao otimizar suas campanhas

Antes de tudo, devemos ter em mente que as métricas de publicidade dependem em grande medida do comportamento do mercado e, acima de tudo, de como nossas publicações estão em termos orgânicos.

A título de exemplo: Se um dos produtos que estamos anunciando começa a ter concorrência de outro vendedor, provavelmente o ACOS começará a aumentar devido a esse novo concorrente, nesse momento vocês estão disputando pelo lance. No entanto, se formos competitivos, isso não necessariamente afetará nosso TACOS (e, em última análise, nossos custos).

O que fazer nesse caso?

Entre nós Himmel e Ad Man, recomendamos seguir uma estratégia de aumento gradual do lance. Principalmente se o gasto com esse produto afete pouco o gasto total com a publicidade. Começando com uma campanha de visibilidade e, posteriormente, aumentando para uma campanha de crescimento, você pode otimizar suas campanhas de forma mais efetiva.

Fiz as mudanças, o que devo fazer?

Devemos sempre lembrar que a publicidade em marketplaces é altamente dinâmica. Alterações de preço, falta de estoque de um concorrente, ações comerciais, etc., tornam as mudanças nas campanhas de publicidade no Mercado Livre e/ou Amazon muito dinâmicas.

Após mover seu anúncio para a campanha com estratégias de lance “Crescimento”, recomendamos aguardar no mínimo 7 dias e avaliar seu desempenho. As métricas mais importantes a serem verificadas são: TACOS e vendas.

Você verá que, ao aumentar seu lance, em termos de competição publicitária, você aumentará as impressões dos seus anúncios, os cliques aumentarão e, como é um produto que estava tendo um bom desempenho, certamente você observará um aumento nas vendas.

A importância da análise contínua e otimização

Agora que você sabe como analisar e otimizar suas campanhas com base no ACOS, TACOS e estratégias de lance, pode impulsionar o desempenho de suas publicidades no Mercado Livre. Fique atento às métricas, avalie seu impacto no seu negócio e siga otimizando para alcançar melhores resultados.

Plataformas de publicidade não são ferramentas de vendas, são ferramentas de atração de visitas. Você não vai patrocinar para vender mais, você vai patrocinar para atrair mais. A venda é a consequência de um anúncio muito bem feito, com preço competitivo e uma jornada que contribui para a compra do cliente.

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Autor

Himmel Corp

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